Lentes de Contato Dental

A mais recente novidade em odontologia estética chama-se Lentes de Contato Dental, que são estruturas confeccionadas em forma de lâminas de porcelana superfinas. O nome lentes de contato foi dado devido a semelhança com as tão famosas lentes de contato oculares, conhecidas pela população. Mas a semelhança para por aí, pois a lentes dentais não são transparentes, não podem ser removidas, portanto são fixadas em definitivo. Assim como as lentes oculares, as lâminas superfinas de porcelana tem a função de corrigir uma estrutura dentária deficiente ou danificada.

O grande avanço da odontologia estética em relação as demais opções protéticas esta no fato do procedimento requerer o mínimo de remoção da estrutura dentária remanescente, que propicia mais comodidade ao paciente na execução, menos sensibilidade, maior resistência, melhor estética e maior durabilidade.

A espessura varia entre 0,5mm a 0,7mm, que é considerada muito fina, mas como o material é porcelana, sua resistência é muito alta, permitindo que os pacientes possam se alimentar normalmente sem receio de quebras ou descolagens. A adesão é outro fator importante neste tipo de trabalho, pois como as lâminas de porcelana são coladas diretamente sobre o dente, há uma maior adesão e retenção, fixando muito mais.

Como as lentes de contato dental são procedimentos estéticos de altíssima qualidade, seu resultado é imediato e muito eficiente, daí o fato de muitos famosos terem recorrido a este tipo de recurso odontológico. A estética proporcionada sem dúvida nenhuma é muito superior aos trabalhos realizados anteriormente na odontologia.

As lentes de contato dental são indicadas aos pacientes que apresentam algum dos seguintes problemas em seus dentes: Formato irregular, manchas, desgaste excessivo, escurecimento, pequenos desalinhamentos, fraturas de esmalte. Não são indicadas para pacientes que apresentam alto grau de sensibilidade e tem hábito de ranger os dentes. Neste tipo de procedimento não há restrição alimentar, pacientes se alimente normalmente. Também não há qualquer risco de manchar ou de escurecimento, pois as lentes de contato dentais são lâminas de porcelana muito resistentes.

Quais os benefícios de colocar as Lentes de Contato Dental?

Muitos pacientes estão insatisfeitos com seu sorriso, por apresentarem destes manchados, escurecidos ou com formato anatômico imperfeito. Estes tipos de problemas geram nos pacientes incomodo ao sorrir e acabam perdendo sua autoestima. Em muitos casos, os próprios pacientes relatam a dificuldade que sentem no momento de entrevistas para determinados empregos, principalmente os relacionados a imagem nas empresas. O principal benefício é a satisfação estética, o prazer em sorrir. Aumentando muito a autoestima do paciente que se sente mais confiante em sorrir em família, com os amigos, no trabalho e em público.

Quanto tempo leva pra colocar as lentes dentais?

Depende muito de quantos dentes estejam sendo colocadas as lentes dentais, mas num âmbito geral o procedimento demora entorno de 20 a 30 dias para ficar totalmente pronto. Considerando desde o momento inicial de preparo até a instalação definitiva.