Dicas de Saúde Bucal – Crianças

Cuidados com os dentes devem começar ainda na infância

Dicas de Saúde Bucal – Crianças 

Escova de dente de princesa ou de super-heróis? Creme dental sabor tutti-frutti? Quem tem filhos sabe que isso não basta para incentivar as crianças a escovarem os dentes. É justamente nesta fase que se deve aprender a importância da higiene bucal, com paciência e criatividade é possível fazer com que seus filhos divirtam-se ao escovar os dentes.

A cárie é o maior problema dentário em bebês e pré-escolares, mas pode ser completamente evitada. O cuidado com os dentes deve começar antes deles começarem a surgir. A gengiva do neném deve ser limpa delicadamente com uma escova de cerdas macias ou com uma gaze depois de cada mamada. Para os “maiorzinhos”, usar fio dental, escovar os dentes e a língua com cuidado são passos importantes para a prevenção de doenças bucais.

Lembre-se: crianças gostam de imitar os pais, então comece dando o exemplo. Chame seu filho para acompanhar você na escovação. Deixá-lo conduzir a própria escova também poderá servir de motivação.

Dê o exemplo

Não adianta exigir que seu filho faça algo se ele não  vê você fazendo. Para os pequenos é mais fácil entender que a escovação faz parte dos hábitos saudáveis do dia a dia quando seus pais, logo após as refeições, escovam os dentes e usam o fio dental.
Dicas de Saúde Bucal – Crianças

 Momento em família

Tudo o que é divertido é mais atraente para as crianças. Convide seu filho a escovar os dentinhos com você. Mostre prazer em cuidar da saúde bucal. Se ofereça para escovar os dentes dele e deixe que ele limpe os seus. Neste momento, os pais também podem aproveitar para ver se a criança está fazendo a maneira correta e corrigir o que for necessário.

Dicas de Saúde Bucal – Crianças

Não ponha medo

Ameaçar levá-lo dentista para tomar uma injeção se não escovar os dentes é ruim. Abaixe e converse com ele, explique os benefícios de cuidar da saúde da boca. Assustar a criança pode criar traumas.

Leve-o ao dentista

Acostume seu filho desde pequenininho a ir ao dentista. Mostre a ele que é um local seguro, mostre que não precisa ter medo. Há clínicas especializadas em atendimento infantil.

Dicas de Saúde Bucal - Crianças

 

Nas Clínicas Ortozen você pode agendar online consultas de uma forma rápida e segura, tirar suas dúvidas e receber orientação de profissionais  especialistas. Agende através do Whatsapp 9990 6774.