Aparelhos Autoligados

Aparelhos Autoligados

Menor Tempo de tratamento e Menos Dor

 

Na grande maioria dos casos tratados com aparelhos ortodônticos convencionais, o tempo de tratamento dura em média três anos. Para muitos pacientes o tempo prolongado do tratamento ortodôntico propicia a faltas nas manutenções mensais, além de aumentar o risco ao abandono do tratamento antes de seu término.

A principal diferença dos Aparelhos Ortodônticos Autoligados, com relação aos demais aparelhos convencionais, esta na baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento, causada principalmente pelas ligaduras elásticas (borrachinhas), que prendem o fio ortodôntico, dificultando a movimentação dentária.

Aparelhos Autoligados

Neste tipo de aparelho os braquetes não necessitam de ligaduras elásticas, possuem um dispositivo próprio, geralmente semi-automático metálico para prender o fio em seu interior. Os arcos deslizam livremente sem interferências, aumentando muito a eficiência da correção dentária, diminuindo muito o tempo de uso. O Aparelho Autoligado foi desenvolvido com tecnologia avançada para oferecer baixo atrito e alta performace e menos dor. Isto significa dizer que o organismo aceita biologicamente muito melhor a movimentação dentária (força).

O menor atrito entre as estruturas do aparelho e a aplicação da força adequada para a movimentação dentária, tem como resultado menos efeitos colaterais, menos dor, movimentação mais rápida, portanto menos tempo de tratamento.

O braquete (peça) do Aparelho Autoligado foi desenvolvido para proporcionar uma fácil adaptação, gerando assim mais conforto aos pacientes. Possui um dispositivo de ligação de níquel titânio que abre e fecha, permitindo ao profissional maior controle da força e maior facilidade na troca dos arcos ortodônticos. Sua base anatômica com dupla curvatura proporciona uma ótima adaptação no dente, proporcionando alto grau de colagem e dificilmente ocorrem descolagens neste tipo de aparelhos. Além disso, a ausência das ligaduras diminui consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais.   Principais vantagens em relação aos aparelhos Convencionais:

  1. Redução do tempo do tratamento (metade do tempo).
  2. Não necessita de manutenção mensal (uma a cada 2/3 meses)
  3. Baixo atrito (maior eficiência na movimentação do dente).
  4. Mais higiênico (facilita escovação).
  5. Melhor aceitação pelo organismo.
  6. Redução da dor (80% menos).
  7. Resultados mais rápidos e eficientes.

É importante sempre ressaltar que este tipo de aparelho como qualquer outro, requer cuidados e responsabilidade dos pacientes em seguir as orientações do seu ortodontista. Recomenda-se que opte por profissionais especialistas que tenham experiência no uso desses aparelhos.