Aparelho Invisível ou Lingual –   É o aparelho ortodôntico colado na face lingual (interna do dente), desta forma não são visíveis as peças ortodônticas ao sorrir, muitos também denominam de aparelhos invisíveis, devido a esta característica.

Principais Vantagens do Aparelho Lingual :

  • A grande vantagem deste aparelho sobre os demais esta justamente no fato de não ficarem tão visíveis como os tradicionais. Por estarem colados na face interna do dente, não aparecem como os aparelhos fixos tradicionais.
  • Não aumentam o volume labial. Os aparelhos fixos colados na face externa acabam aumentando volume labial, devido ao fato do lábio ocupar uma nova posição após colagem dos brackets.
  • Não interfere na estética dos dentes e do sorriso .
  • A manutenção é trimestral, não há necessidade de comparecimento mensal.

Aparelho Invisível ou Lingual

Indicações do Aparelho Lingual :

  • Quando o paciente não quer que o aparelho fique visível. Alguns pacientes rejeitam o fato de serem coladas peças na parte externa do dente, por não se sentirem a vontade com aparelho ortodôntico.
  • Profissionais que trabalham com sua imagem, como modelos, atores, cantores.
  • Atletas ou desportistas em geral que estão sujeitos a lesões durante sua atividades físicas.

 

 

 

Duração do tratamento com Aparelho Lingual:

Depende muito de cada caso, pois na ortodontia existem muitos problemas a serem tratados, cada qual tem sua complexidade diferenciada pelo grau de severidade pouco ou muito acentuado. Mas em media a duração é 3 anos de aparelho fixo e mais 6 meses de aparelho móvel. Se compararmos com os aparelhos tradicionais não há diferença de tempo de tratamento.

Colocação do Aparelho Lingual

De um modo geral é recomendado que se coloque uma arcada dentária por vez, devido ao aparelho ser colocado internamente, há uma maior probabilidade de machucar a língua. Também a adaptação a fala torna-se melhor e mais rápida. O tempo de colocação varia entre ½ hora a 1 hora, devido a sua instalação ser mais complexa.

Profissional de escolha certa

Sempre o paciente deve optar por profissionais especialistas em ortodontia. Neste caso em específico, torna-se ainda mais complexa a instalação e a manutenção, requer muita habilidade e experiência. Os Ortodontistas são os profissionais de escolha certa, pois estudaram em faculdades de especialização e não fizeram apenas cursinhos de colocação de aparelhos.